Handebol

quarta-feira, 11 de maio de 2011

UEM cria projeto para cadeirantes - Esportes

O Departamento de Educação Física da UEM está recebendo interessados em participar do projeto de extensão "Handebol em Cadeira de Rodas", aberto para toda a comunidade.

Para participar do projeto, destinado a deficientes físicos, não é necessário qualquer tipo de inscrição. Basta comparecer ao Departamento de Educação Física nos dias reservados ao treinamento, que acontece todos os sábados, das 16h às 18h.
Para as pessoas com limitação motora, mas que não usam cadeira de rodas, o departamento fornece a cadeira para que participem do treinamento.
Atualmente, sete pessoas integram o programa. O ideal para a prática são 15 participantes.
O "Handebol em Cadeira de Rodas" faz parte do Programa de Educação Física Adaptada (Proefa) da UEM, criado em 2005 pela professora Sônia Lima. O Proefa atende hoje 180 deficientes físicos, visuais e intelectuais, que praticam oito modalidades esportivas diferentes. A participação em qualquer atividade do programa é gratuita.
O Proefa é coordenado pelo professor Décio Roberto Calegari, do departamento de Educação Física. Calegari foi um dos criadores, em 2005, da adaptação das regras do handebol clássico para os cadeirantes. Segundo o professor, as adaptações estão sendo adotadas em diversos países do mundo.
Para o professor, a prática do handebol é especialmente motivante para os deficientes físicos. "Eles adoram. São regras simples e eles pegam tudo com velocidade, é um sucesso", diz.
Calegari afirma que a prática de esportes para deficientes físicos traz, além das vantagens fisiológicas e orgânicas, a inclusão social e o desenvolvimento de autonomia e independência.
"Eles passam a ser vistos não pelas suas limitações, mas por suas potencialidades. A mudança da visão social sobre os deficientes com o desenvolvimento de práticas esportivas é muito grande", afirma.
Para mais informações, pode- se ligar para (44) 3011-4315.
UEM cria projeto para cadeirantes - Esportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário