Handebol

terça-feira, 31 de maio de 2011

Comitê Olímpico Brasileiro-Destaques das Olimpíadas Escolares disputarão o Festival Olímpico Australiano da Juventude

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) acertou intercâmbio com o Comitê Olímpico Australiano para que destaques das Olimpíadas Escolares brasileiras disputem o Festival Olímpico Australiano da Juventude, em janeiro de 2013, em Sydney (AUS). Cerca de 60 atletas brasileiros, vencedores no atletismo, judô e natação das Olimpíadas Escolares Londrina 2012, na categoria 15 a 17 anos, se classificarão para disputar uma das competições internacionais de esporte de base mais importantes do mundo. Também participarão do intercâmbio atletas de luta, modalidade que não integra o programa das Olimpíadas Escolares. Esses atletas serão selecionados pelo COB em parceria com a Confederação Brasileira de Lutas Associadas.

O Festival Olímpico Australiano da Juventude é realizado a cada quatro anos, reunindo cerca de 1.500 atletas de 20 países, nas instalações dos Jogos Olímpicos de Sydney-2000. O evento é realizado nos moldes dos Jogos Olímpicos, com cerimônias de abertura, encerramento e hospedagem das delegações em uma Vila Olímpica. "Estamos muito satisfeitos com este intercâmbio com o Comitê Olímpico Australiano, que comprova que o projeto das Olimpíadas Escolares está atingindo um nível de excelência internacional. Além disso, poder participar de uma competição do porte do Festival Australiano será um incentivo muito grande aos jovens atletas brasileiros", afirmou o gerente de Iniciação, Fomento e Eventos do COB e diretor geral das Olimpíadas Escolares, Edgar Hübner.
As Olimpíadas Escolares são realizadas em duas etapas - em cidades diferentes -, com faixas etárias distintas. A de 12 a 14 anos conta com a disputa de 12 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. A de 15 a 17 anos também tem 12 modalidades: inclui o taekwondo, mas não conta com o badminton. Durante os dias de disputa, há também uma programação intensa direcionada aos participantes, com uma série de atividades culturais, educativas e sociais.
O segundo ciclo das Olimpíadas Escolares, iniciado em 2009, mantém os objetivos de promover a inclusão social a partir do esporte, detectar novos talentos e criar um novo ambiente favorável à continuidade da prática esportiva no país. Somente na edição de 2010, somadas as duas etapas (com cerca de dez dias, cada), mais de 8.600 participantes de mais de 2.300 instituições de ensino marcaram presença na Etapa Nacional.
As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo COB e correalizadas pelo Ministério do Esporte.

TIME BRASIL - Comitê Olímpico Brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário