Handebol

sábado, 28 de maio de 2011

CBHb - Handebol do Brasil ganhará primeiro estudo oficial sobre lesões

Fisioterapeuta da Seleção Feminina é uma das pesquisadoras envolvidas

SANTO ANDRÉ / SP - A partir de 2012, o Brasil terá, pela primeira vez, uma pesquisa oficial sobre as lesões que mais atingem os atletas adultos do handebol do país. Esse é o objetivo do Estudo das Lesões dos Jogadores de Handebol de Elite do Brasil, que já está sendo desenvolvido pela fisioterapeuta da Seleção Olímpica Feminina, Maria Rita Cardoso Gomes, em parceria com dois colegas de profissão: Alexandre Lopes e Natália Girotto, todos ligados à Universidade Cidade de São Paulo-UNICID, que acolheu a ideia e vem dando suporte técnico ao projeto.
"Até hoje, profissionais da área realizaram pesquisas informais, no formato não científico. Dessa vez, esperamos produzir um documento oficial de fato, com o apoio e a aprovação da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) e do Comitê de Ética e Pesquisa da UNICID-SP. Essa necessidade de realizarmos um trabalho mais formal se deu pelo fato de precisarmos nos respaldar em estudos realizados na Europa - especificamente no leste europeu - e na Ásia sempre que procuramos dados oficiais para a elaboração de artigos, o que não é ideal, visto que há inúmeras diferenças entre o Brasil e os outros países. Entre elas, podemos citar o estilo e as habilidades técnico-táticas da modalidade, fatores climáticos, genéticos e nutricionais que interferem no condicionamento físico do atleta, além do calendário de competições, que é bastante distinto", explicou Maria Rita.
Segundo a profissional, conhecer melhor as características do handebol brasileiro, ao invés de utilizar informações de outros países, é a melhor maneira de prevenir lesões, sendo esse o grande objetivo da pesquisa. "Vamos identificar quais lesões ocorrem mais, o que pode estar originando o problema e, principalmente, quais estratégias e programas preventivos podemos montar para evitar que os jogadores se machuquem com frequência. Como consequência, contribuiremos para a melhora da saúde dos atletas brasileiros e do nível técnico do esporte no país", destacou.
O estudo será desenvolvido com base em relatórios semanais fornecidos pelos times que estão participando do Campeonato Paulista (feminino e masculino) e da Liga Nacional (também nas duas categorias) e pela Seleção Adulta Feminina, que disputará o Campeonato Mundial em dezembro, no Brasil. As equipes foram convidadas a participar por intermédio da Federação Paulista (FPHb) e da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), sendo que, no total, 19 delas já aderiram e estão enviando informações aos pesquisadores. Os times que jogarão a Liga Nacional Masculina receberão o convite em data próxima ao início da competição, em junho.

CBHb - Confederação Brasileira de Handebol

Nenhum comentário:

Postar um comentário