Handebol

sábado, 12 de novembro de 2011

Paulo Célio- HANDEBOL UCB


Técnico Paulo Célio, o PC, dedica 22 dos seus 60 anos às Olimpíadas Universitárias12.11.2011 :: 11h5
Professor de educação física e técnico da equipe masculina de handebol da Universidade Castelo Branco (UCB-RJ), Paulo Célio, o PC, tem a sua vida intimamente ligada ao esporte escolar e, principalmente, às Olimpíadas Universitárias. Em 1989, em São Luís (MA), PC participou como árbitro da sua primeira edição dos Jogos Universitários Brasileiros, embrião das Olimpíadas Universitárias JUBs, que estreou novo formato em 2005.
Em 1993, ele fez sua estreia como técnico. Na época, os estados eram representados por seleções - ao contrário de hoje em dia, em que universidades de todos os 26 estados e mais o Distrito Federal disputam seletivas aumentando o leque de participantes no evento e contribuindo para um significativo aumento no incentivo (bolsas escolares etc) aos jovens atletas.
PC comandou a seleção carioca campeã dos JUBs, em 2003, e, no ano seguinte, foi derrotado na final pelo Mackenzie (SP). PC dirigiu também a seleção brasileira em três Mundiais Universitários. No ano passado, já comandando a UCB, levou a equipe ao quarto lugar. Neste sábado, às 17h30, a UCB enfrenta a UNIP (SP), dos jogadores Maik, Diógenes e Gui, na semifinal. Na outra partida, mais cedo, a Aeso (PE) encara a Unopar (PR), atual bicampeã da competição.
"Tenho uma vivência muito boa no esporte universitário. Acho que todo o atleta deve disputar uma competição como essa pelo menos uma vez na vida. Para nós técnicos também é uma experiência maravilhosa. A garotada não te deixa envelhecer. Sou aposentado, minhas filhas já estão casadas... ninguém acredita que eu tenho 60 anos", afirmou.
PC agora está preparando a sua despedida. "Ano que vem é meu último JUBs. Sempre estudei para ser técnico, mas o handebol tanto no Rio como no Brasil tem que crescer fora da quadra. Nos últimos três anos passei a trabalhar também para captar recursos, arrumar parceiros... para fazer o esporte evoluir. Infelizmente no Brasil marketing só existe no futebol e talvez um pouco no vôlei. Somos órfãos e a gente não pode ficar de braços cruzados", sentenciou.
Em Campinas (SP) PC comanda um time com pelo menos quatro jogadores com grande futuro no esporte. São eles: o central Davi Costa, o dublê de armador e ponta direita Carlos Júnior, o Cubano, o ponta esquerda Jefferson Dias, e Eduardo Fernandes. A jovem equipe, formada por seis atletas com menos de 21 anos, estará desfalcada na fase decisiva da competição da sua maior estrela, Bodão (Marcus Vinícius Domingues, de 21 anos). O jogador se apresentou à seleção brasileira de beach handebol, que disputa o Sul-Americano no Equador.
Um dos destaques do time, o ponta Jefferson participa de sua terceira Olimpíada Universitária e pode conquistar a terceira medalha na competição. Em 2008 (Maceió) e 2009 (Fortaleza), ele defendeu a Unisuam (RJ), mas agora, com uma bolsa de estudos mais vantajosa, defende a equipe da UCB.
As Olimpíadas Universitárias JUBs 2011 são uma realização do COB em parceria com a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) e o Ministério do Esporte, tendo apoio da Prefeitura Municipal de Campinas e da Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário