Handebol

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

HANDEBOL INTERCOLEGIAL: CAMPEONATO À PARTE NA REDE PÚBLICA

Handebol: campeonato à parte na rede pública
nov28
O jogador do Colégio Estadual Antônio da Silva salta para o arremesso
A rede pública sempre comprova seu potencial de revelar talentos para o esporte, com campanhas pontuais no Intercolegial. Os títulos são freqüentes e no handebol as conquistas se sucedem a cada edição. Em 2011, Colégio Estadual Antônio da Silva, de Nova Iguaçu, Ciep Jean Baptiste Debret, de São João de Meriti, e Escola Municipal Pedro Aleixo, da Cidade de Deus, conquistaram títulos nas decisões realizadas no Complexo Esportivo da Universidade Castelo Branco, em Realengo.
Velho conhecido nos pódios da modalidade, o Colégio Estadual Antônio da Silva foi o melhor no “campeonato da rede pública”. Os meninos da escola de Nova Iguaçu faturaram dois títulos e um vice-campeonato. Destaque para a medalha de ouro na categoria sub-14 masculino, na qual venceram por 15 a 11 o clássico com a Escola Municipal Joaquim Ribeiro, de Inhaúma.
Pela sub-18, a final com o Gissoni, dono da casa, foi disputada ponto a ponto, com o adversário sempre em vantagem de um gol. Mas a rapaziada do Antônio da Silva se desdobrou em quadra e conseguiu abrir dois pontos quase no fim do jogo e fechou em 13 a 11. A comemoração pela conquista foi um misto de lágrimas e risos dos alunos e comissão técnica.

“Nossa campanha foi mais do que vitoriosa porque conseguimos chegar a três decisões. Apesar de um vice-campeonato, conquistamos dois ouros numa competição de nível muito alto. Pusemos em prática nos jogos tudo o que treinamos. Não deu para ficar com três ouros, mas a medalha de prata também tem um significado muito grande”, disse o técnico Alexandre Abreu de Almeida, lembrando que o Antônio da Silva também conquistou o bronze na sub-14 feminino.
Os alunos e o técnico da Escola Municipal Pedro Aleixo
A Escola Municipal Pedro Aleixo foi a grande surpresa do handebol no Intercolegial 2011. A instituição da Cidade de Deus também chegou em três finais e faturou o título da sub-12 masculino ao derrotar por um gol de vantagem (15 x 14) o Antônio da Silva, em mais um confronto entre escolas públicas.
A partida foi duríssima para os meninos da Pedro Aleixo, que deixaram a quadra exaustos depois de tanta correria. O técnico da equipe da escola da Cidade de Deus, Anderson Luic, destacou a superação de alguns limites impostos por falta de estrutura. A felicidade estampada em seu rosto explicitava a importância de oferecer algo aos alunos da rede pública de ensino.

“Nosso projeto é novo e trabalhamos com muita dificuldade, devido a falta de condições, mas tentamos fazer o melhor possível com o que temos. Chegar a três finais foi uma grande vitória. Quero dar a esses alunos oportunidades que possam tirá-los da ociosidade, esta é nossa meta”, afirmou Anderson.
A equipe do Ciep Debret exibe as medalhas de ouro do handebol
O Ciep Debret fechou o excelente desempenho das instituições da rede pública. A escola de São João de Meriti chegou a duas decisões e conquistou uma medalha de ouro na categoria sub-14 feminino ao derrotar a Escola Municipal Pedro Aleixo por 11 a 7.
No duelo contra o Colégio Paulo Gissoni (sub-16 feminino) foi superado por 21 a 11. O técnico e professor Robson José disse estar empolgado com o desempenho do time porque, em 2010, a escola foi campeã brasileira em outra competição.

“Conquistamos o ouro e um título nacional ano passado. É importante porque nosso objetivo é manter os alunos na escola de domingo a domingo. Durante a semana eles estudam e treinam. Nos fins de semana, eles continuam treinando ou participam de competições. O esporte ainda é uma das formas de tirarmos as crianças das ruas. E é o que pretendo fazer”, afirmou Robson José.
A Escola Municipal Joaquim Ribeiro conquistou a medalha de bronze na categoria sub-12 masculino.
FOTOS: ARI GOMES

Nenhum comentário:

Postar um comentário