Handebol

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

HANDEBOL INTERNACIONAL ANGLO-AMERICANO/FOLKEHOGSKOLE

http://www.intercolegial.com.br/noticias/esportes/270/handebol-internacional

HANDEBOL INTERNACIONAL

Handebol Internacional
Sede das semifinais do handebol no Intercolegial 2013, nas disputas das categorias sub-12 e sub-14, o Colégio Anglo-Americano, da Barra da Tijuca, deu tempero especial à rodada com o quinto ano de intercâmbio com a Folkehogskole, escola da Noruega. Na quadra, a Escola Municipal Pedro Aleixo, da Cidade de Deus, obteve melhor desempenho, se classificando para três decisões. 

Desde 2009, a Folkehogskole visita o Brasil e faz intercâmbio cultural com os atletas e alunos do Anglo-Americano. Trabalho este que se iniciou por acaso e que atualmente faz parte do planejamento do colégio brasileiro, como relata o professor Claudio Patriota. 

– Tudo começou a partir de um e-mail de alguém da Federação de Handebol do Rio, dizendo que tinha um professor da Noruega querendo ter informações sobre o handebol do Brasil. Indicaram meu blog e o professor norueguês começou a me enviar e-mails para ter suporte. Hoje em dia essa visita faz parte do calendário esportivo não só do colégio, como também do Intercolegial. Apenas em 2011, o intercâmbio aconteceu num período diferente, em virtude do Campeonato Mundial (realizado em dezembro, em São Paulo) – explica Claudio. 

O professor Jorn Kristian disse que escolheu o Brasil muito em virtude dos acontecimentos esportivos que o país teria a partir de 2009 e que o contato com o Claudio foi indicação da própria Federação de Handebol do Rio de Janeiro 

– Começamos visitando Barcelona, na Espanha, porque alguns estudantes foram para lá e gostaram. Escolhemos o Brasil porque foi a sede do Campeonato Mundial, em 2011, e também receberá os Jogos Olímpicos, em 2016. Além, claro, dos pontos turísticos como Copacabana, Corcovado e Pão de Açúcar, entre outros. A razão pelo Anglo-Americano foi porque queria alguém no Brasil que conhecesse o esporte. Contatei a Federação do Rio e eles me indicaram o Claudio – disse. 

Nas semifinais do handebol 2013, o grande destaque foi a Escola Municipal Pedro Aleixo, garantida em três finais. O colégio da Cidade de Deus disputará o título nas categorias sub-14 masculino e feminino e na sub-12 masculino. A equipe venceu duas vezes o GEO Juan Antônio Samaranch, de Santa Teresa, por 18 a 11 e 15 a 13; e o GEO Doutor Sócrates, de Pedra de Guaratiba, por 7 a 3, respectivamente. 

– A gente vem trabalhando o ano todo com foco de chegar nessas finais. Nosso objetivo era disputar as quatro decisões e claro que ficaríamos muito felizes se chegássemos. Mas, no geral, ficamos satisfeitos – garante o técnico Anderson Luique 

Outra força na briga pelos títulos do handebol no Intercolegial 2013 é o Colégio Estadual Antônio da Silva (CEAS), de Nova Iguaçu. A instituição da rede pública superou por 15 a 4 o Anglo-Americano, além de derrotar por 22 a 8 o Apollo 12, de Santa Cruz e por 23 a 15 o CIEP Jean Baptiste Debert, de São João de Meriti; pelas categorias sub-12 feminino e sub-14 masculino e feminino, respectivamente. 

– Cheguei ao CEAS há três meses e a gente tinha de superar as limitações, em primeiro lugar. Melhoramos no passe, na recepção e na defesa, acompanhando as outras equipes do colégio. Nossos dois compromissos eram a bola não cair e reverter os erros das colegas – afirma o treinador Vicente Araújo. 

O Ciep Jean Baptiste Debret também disputará uma final. A escola venceu por 15 a 6 a Pedro Aleixo pela sub-12 feminino. Fechando a rodada das semifinais, o Juan Samaranch assegurou vaga na decisão da sub-12 masculino ao vencer por 15 a 5 o Anglo-Americano. 

FOTO: ARI GOMES

Nenhum comentário:

Postar um comentário