Handebol

terça-feira, 13 de outubro de 2009

ETAPA NACIONAL- RIO DE JANEIRO- HANDEBOL DE AREIA

Segunda-feira, 12 de Outubro de 2009

ll Etapa Nacional - Rio de Janeiro
Terminou a etapa carioca do circuito nacional de handebol de areia. Durante três dias, 14 equipes disputaram duas vagas femininas e duas masculinas para as finais em janeiro de 2010.
No masculino, numa decisão que surpreendeu pela facilidade, a equipe da Unisuam venceu derrotando o Rio Handbeach, atual campeão brasileiro. Em momento algum o Rio Handbeach jogou o que vinha jogando na competição. Emanuel e Cubano foram os dois destaques entre os excelentes jogadores da equipe universitária de Bonsucesso. Em terceiro lugar ficou a jovem equipe do Niterói Rugby.
No feminino, capitaneada por Zezé, a equipe do Z5 Handebol, também campeão brasileiro, venceu a final contra o Rio Handbeach. Foi um jogo emocionante e decidido no shoot out. Destaque para a goleira Jerusa, que mais uma vez fez a diferença numa competição feminina. Em terceiro lugar ficou o Unihand Beach de Belfort Roxo. A surpresa ficou por conta do quarto lugar da experiente equipe da Unisuam.
Ao final da competição restaram três oportunidades de classificação para as finais: Rio Grande do Norte, São Paulo e Santa Catarina. Considerando a distância, São Paulo, entre os dias 6 e 8 de novembro, será a grande oportunidade daqueles que não obtiveram vagas.
Análise Técnica da Competição Com o crescimento do número de competições, proporcionalmente aumenta o interesse por treinamentos. Porém, é nítido que muitas equipes se reúnem apenas para jogar. A falta de trabalho não deixa muitas opções para os atletas. As “bolas” aéreas com sucesso ainda são pequenas. Jogadas e movimentações são raras, principalmente se desconsiderarmos aquelas manjadas que toda equipe realiza. Por conta disso, a arbitragem tende a atuar muito mais que o esperado, pois é grande o número de invasões e outras violações.
Outro dado de fácil percepção é o excesso de peso, notadamente no naipe feminino. O sobrepeso atrapalha atletas que necessitam de impulsão, facilidade de girar e correr durante 20 minutos. Uma lástima, se pensarmos que atletas bem sucedidos em competições nacionais e internacionais terão direito a bolsa atleta. Quem joga deve estar consciente que terá muito mais chance de convocação se estiver atleticamente em forma.
A competição revelou um número considerável de jovens talentosos que futuramente disputarão vagas na seleção brasileira. Com esse perfil, entre outros, podemos destacar Diogo Silva do Arena e Rafaela Gomes do Rio Handbeach.
Fato relevante foi a participação dos atletas que constantemente freqüentam os treinamentos de seleção brasileira. Emanuel, Cyrillo, Gusmão, Jerusa, Daniel Kreuguer, Pedro “Budega”, Gold, Zezé, Edna e Simone, se destacaram numa competição de nível bem elevado.

Postado por Guerra-Peixe

Nenhum comentário:

Postar um comentário