Handebol

terça-feira, 30 de junho de 2009

Brasil enfrenta Portugal no Desafio Petrobras de Handebol Masculino

SANTO ANDRÉ / SP (LCS) – A Seleção Brasileira disputa, neste final de semana, em São Bernardo (SP), o Desafio Petrobras de Handebol Masculino contra Portugal. O primeiro jogo será nesta sexta-feira (3), às 20h, no Ginásio Vitório Zanon (Baetão). E o segundo duelo acontecerá no domingo (5), no Ginásio Adib Moisés Dib (Poliesportivo).
O Brasil inicia o novo ciclo olímpico com novidades e grandes histórias. Além do técnico espanhol Javier Garcia Cuesta, que fará a sua estreia no comando da equipe brasileira, alguns jogadores vestirão a camisa verde e amarela pela primeira vez. É o caso, por exemplo, do ponta esquerda Zola Monteiro Makwiza.
O jogador de nome com origem africana, Zola Makwiza, que significa “amor que fica”, é filho de angolano com brasileira. “Meus pais se conheceram em Salvador, se casaram e planejaram morar em Angola, mas devido a Guerra Civil, tiveram que ficar no Brasil, na cidade de Recife. Tenho quatro irmãos por parte de pai que, infelizmente, não tive a oportunidade de conhecer. Procurei até pela internet, mas não os encontrei, apenas conheço por fotografias e sei que estão espalhados pela África”, conta Zola.
O pernambucano de apenas 20 anos, atua no Clube Português / Aeso, do Recife, que é uma das equipes mais tradicionais do nordeste e conhecida por revelar jovens talentos. “Apesar das dificuldades, fazemos um trabalho forte lá em Recife, mas acredito que o diferencial seja a força de vontade e o amor pelo handebol”, comentou o jogador.
Após a convocação, o jovem atleta, que estava prestes a abandonar a carreira, voltou a ficar motivado com o esporte. “Cheguei a pensar em parar de jogar, me dedicar apenas aos estudos (faculdade de Administração) e arrumar um emprego. Mas, com essa convocação fiquei muito animado. Foi a motivação que faltava para eu ter certeza de que quero continuar. Fiquei muito surpreso. Eu sonhava em ser chamado para a Seleção Júnior, mas para a Adulta eu realmente não esperava. Estou feliz demais e essa é a maior realização na minha vida”, afirmou.
Zola foi descoberto pelo técnico Javier no Campeonato Brasileiro Júnior, disputado em maio deste ano, na cidade de Afogados da Ingazeira (PE). “Percebemos muitas qualidades no Zola e convocamos esse jovem jogador para observá-lo mais de perto. Com a ausência dos mais experientes dessa posição, decidimos dar oportunidade a um atleta que ainda é da categoria Júnior e poderá ser mais utilizado no futuro”, finalizou o treinador.
A Seleção Brasileira também conta com os estreantes Gilson, Arlindo, Claudinho, Franklim, Milton, Mazzoco, Rodolfo (Ciborg), Rodrigo e Wilson (Ralado). Além de jogadores experientes como o goleiro Alê e o central Léo, que já disputaram Olimpíadas e são bicampeões dos Jogos Pan-Americanos. Os treinos desta quarta-feira (1), serão das 9h30 às 10h30 e das 17h às 19h, no Ginásio Baetão.
Confira a lista dos convocados:
Goleiros: Alexandre Morelli Vasconcelos (Clube Olímpico de Maringá – PR) e Luiz Ricardo do Nascimento (Unopar FEL / Sercomtel – PR). Armadores: Arlindo Luiz Fagundes (A.D. Blu – SC), Franklin Roberto Bezerra Filho (D.E. Toledo Bolonmano – Espanha), Uelington da Silva Ferreira (Pallamano Conversano – Itália) e Diogo Henrique de Souza (Unopar FEL – PR). Pontas: Wilson Fernandes (Unopar FEL / Sercomtel – PR), Gilson Martins Junqueira (Unopar FEL – PR), Milton Geovani Bergamaschi (A.D. Blu – SC), Renato Carrieri Mazzoco (Unopar FEL – PR), Zola Matwiza (Português / Aeso – PE) e Rodolfo Rodrigues de Moares (Unopar FEL - PR). Pivôs: Alexandre Rodrigues da Silva (Unopar FEL – PR) e Rodrigo de Moraes (Chapecoense – SC). Centrais: Cláudio Lísias Gonçalves (Unopar / FEL – PR) e Leonardo Luís T. Bertolini (Unopar FEL – PR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário