S.Bernardo será, de fato, capital do handebol
Nilton Valentim
Diário do Grande ABC
São Bernardo sempre esteve associada ao handebol. A cidade, que informalmente se denominava a capital da modalidade, em breve realmente será - de fato e de direito - a referência nacional do esporte. Isso porque a CBHb (Confederação Brasileira de Handebol) prepara-se para mudar para o município.
Sediada em Aracaju (SE) há mais de duas décadas, a CBHb já dá início à arrumação das malas para em pouco mais de um ano migrar para o Grande ABC. A entidade ficará alojada no Centro Nacional de Desenvolvimento, que será erguido (com verbas do Ministério dos Esportes), no antigo clube da Volks.
Com a construção, São Bernardo será uma das cidades esportivas, criadas por meio da medida provisória assinada pelo presidente Lula, em setembro, e que pretende desenvolver os esportes olímpicos em municípios que tenham vocação para determinada modalidade.
"Vamos estar num grande centro, perto da principal entrada do País e no lugar onde se pratica o melhor handebol do Brasil. Será excepcional, entre outras coisas porque vivemos em um País de dimensões continentais e alojar as seleções, com atletas de várias partes, terá um custo muito menor", afirmou o presidente da CBHb, Manoel Luiz Oliveira.
As obras do Centro Nacional de Desenvolvimento deverão ser iniciadas em fevereiro de 2011 e o projeto contempla a construção de duas quadras, área para 120 pessoas, auditórios, salas de imprensa e recreação, além de ambulatórios médicos, de fisioterapia e psicologia.
"Este espaço nos coloca diretamente na rota dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro", afirma o secretário de Esportes de São Bernardo, José Luiz Ferrarezi. "Não tenho dúvidas que seleções de outros países irão nos procurar para fazer a aclimatação aqui", destacou.
O presidente da CBHb vai mais longe, classifica o projeto de São Bernardo como "o maior desafio da história" da modalidade e refere-se ao Centro de Desenvolvimento como "um dos mais modernos do mundo."
O investimento na construção do espaço gira em torno de R$ 6 milhões. Inicialmente, a verba do Ministério do Esporte seria repassada à CBHb e a Prefeitura de São Bernardo doaria a área (por tempo determinado) para a entidade. Mas os planos foram mudados na quinta-feira. Agora, o dinheiro será depositado diretamente na conta da Prefeitura. "Essa situação é nova. Vamos nos reunir e debater a melhor forma de realizar o projeto", declarou Ferrarezi.
Na expectativa pela implementação do projeto, o ex-treinador da Seleção Brasileira e atual gerente de Esportes da Universidade Metodista, Alberto Rigolo destaca a importância do Centro de Desenvolvimento. "Não tenho informações concretas. Mas acho muito interessante para a modalidade. Porque o Grande ABC é um solo muito fértil para o handebol", afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário