Handebol

domingo, 18 de setembro de 2011

Paulistas do Colégio Ábaco sobem um degrau no pódio e conquistam ouro no handebol feminino

Paulistas do Colégio Ábaco sobem um degrau no pódio e conquistam ouro no handebol feminino
O time feminino de handebol do Colégio Ábaco (SP) venceu o Colégio Santa Emília (PE) por 17 a 8, e conquistou o título das Olimpíadas Escolares 2011, categoria 12 a 14 anos, na manhã deste domingo, dia 18, no ginásio Ronaldão, em João Pessoa (PB). Na preliminar, as catarinenses da Escola de Educação Básica Claudino Crestani, da pequena cidade de Palma Sola (SC), venceram o Serviço de Educação Integrada - Dourados (MS), por 19 a 13, e conquistaram a medalha de bronze.
Medalha de prata em Fortaleza 2010, a escola de São Bernardo do Campo (SP) subiu um lugar no pódio na edição 2011 das Olimpíadas Escolares. "Não jogamos bem a fase classificatória, vencemos a equipe do Rio de Janeiro por um gol e na sexta-feira nos reunimos para conversar no Centro de Convivência. Ontem (sábado), na semifinal, senti uma vibração diferente do time, mais confiança. As meninas que estavam no banco conseguiram apoiar bastante o time em quadra e isso fez a diferença", afirmou a armadora Victória Tomaz, de 14 anos e 1,71m.
Victória e a companheira Mariana Lemos marcaram sete gols na partida cada uma. Para a jovem Mariana, a medalha de prata conquistada ano passado foi o motor que impulsionou a equipe paulista à vitória na edição desse ano. "A competição de 2010 foi uma experiência de vida. Aprendemos muito. Entramos com muita garra na partida de hoje e apesar da dificuldade do primeiro tempo conseguimos estabilizar a equipe no segundo. Elas estavam errando muito também e quem erra menos normalmente ganha", disse a jovem de 14 anos e 1,76m, que começou a jogar handebol no Colégio Ábaco, em 2006.
Além das duas, outras três atletas estavam presentes na competição do ano passado, na capital cearense. São elas: Ingrid Panagassi, Anielle Santos e a goleira Camila Leo. Camila também se destacou na vitória e fechou o gol no segundo tempo. No entanto, foi uma defesa realizada no primeiro tempo que ela destaca como fundamental na vitória.
A equipe paulista vencia o jogo por 5 a 4, depois de abrir 5 a 1 no início da partida, e a pernambucana Danubia Doares, destaque da equipe de Olinda (PE), com três gols, teve nas mãos a chance de empatar com um tiro de sete metros, mas Camila realizou a defesa. "Foi um lance de sorte. Acertei o canto e a bola bateu na minha cara", disse a atleta, que destacou a motivação da equipe na partida decisiva. "Nossa defesa estava muito forte, o time melhorou no ataque, deu tudo certo", considerou.
Na arquibancada, o craque Bruno Souza, Embaixador das Olimpíadas Escolares, assistiu a toda a partida e destacou três atletas na partida. As vitoriosas Victória e Mariana e a pernambucana Danubia. Ele aplaudiu a partida e ainda entregou as medalhas no pódio.
Na disputa pela medalha de bronze, o time catarinense da Escola Claudino Crestani, localizada na cidade de Palma Sola, na divisa com a Argentina, conquistou a vitória, que foi tão comemorada quanto a conquista do ouro pelas paulistas. Afinal, essa foi a terceira Olimpíada Escolar consecutiva que a escola disputou na categoria 12 a 14 anos, e pela primeira vez subiu ao pódio.
Em 2009, a escola ficou em oitavo lugar e no ano passado em sexto. Destaque para a jovem Rafaela Perondi, que participou das três edições do torneio. "O primeiro tempo terminou 10 a 10, mas jogamos muito no segundo tempo. Levamos somente três gols e mesmo atuando com quatro atletas na linha contra seis nos últimos minutos não levamos nenhum no final da partida", destacou a jovem.
Nos cabelos, as meninas de Palma Sola, cidade com pouco mais de 8 mil habitantes, traziam várias trancinhas, uma tradição da equipe. "Nós mesmos fazemos antes das competições", explicou Amanda Padilha, feliz da vida com a conquista da medalha.
As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte, com a direção técnica das Confederações Brasileiras Olímpicas e apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa e Governo do Estado da Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário