Handebol

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

LIGA NACIONAL DE HANDEBOL NO SPORTV

A Liga Nacional Feminina de Handebol está em reta final. Com transmissão do SporTV, as semifinais da competição começam nesta segunda-feira e serão relizadas em rodada dupla no Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto, em Cabo Frio (RJ). As equipes que brigam por uma vaga na final da competição são: São Bernardo (SP), Santo André (SP), Concórdia (SC) e Blumenau (SC).
No SporTV, o Concórdia (SC) enfrenta o Santo André (SP), às 19 horas, pela partida da ida da Liga Nacional de Handebol. Mais tarde, às 21h, no SporTV 2, o São Bernardo (SP) encara o Blumenau (SC). A duas partidas terão narração de Julio Oliveira, comentários de Bruno Souza e reportagens de Ben Correia.

1ª COPA DE HANDEBOL NATAL SEM FOME

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

HANDEBOL DE PAI PARA FILHA

DE PAI PARA FILHA

De pai para filha
O Anglo-Americano tem longa trajetória no Intercolegial. Tricampeão em 1985/86/87 defendendo a escola da Barra, Luiz Ricardo Oliveira está revivendo toda a adrenalina da competição entre estudantes, desta vez com a filha Bruna Resende, de apenas 9 anos. Para ele, é muito prazeroso ver que o torneio continua em evolução. 

– É emocionante ver o Intercolegial novamente, porque a minha geração participou das primeiras competições, ganhando e perdendo. E ver a juventude ligada no evento é muito bacana. É uma emoção muito grande estar aqui novamente e principalmente para ver minha filha jogar – garante. 

Luiz acredita que o esporte é um dos elementos que ajuda na formação acadêmica do estudante. Até hoje ele mantém contato com os companheiros de time e alguns se tornaram amigos inseparáveis. 

– Sem dúvida o esporte educa, pois o ser humano aprende a ganhar e perder, além de fazer novas amizades.  Comecei com 14 anos e ela mais cedo, com 9. Quanto antes começarem melhor, pois podem viver e crescer com o esporte, respeitando o adversário, sabendo que não se pode ganhar nada sozinho e é preciso ter equipe, limite, e disciplina. Se eu pegar o celular hoje, tenho contato de dez dos 15 caras que jogaram comigo – acrescenta. 

Treinador de Luiz em sua época de atleta, o professor Paulo Célio, que acompanhou alguns jogos da rodada, contou um pouco daquele tempo vitorioso no Anglo-Americano: 

– Naquela época era muito diferente. Eu ficava jogando e praticando com os meninos no recreio. Eles cresceram e quando vi, estavam dominando a categoria. Eles entravam e sabiam que ganhariam. Respeitavam bastante os adversários, principalmente a equipe do Tales de Mileto, que era nosso grande rival. O Luiz era o diferencial do time, jogava muito bem. Ressaltando que eles com 14, 15 anos jogavam contra garotos de 17, 18 – relembra Paulo. 

FOTO: ARI GOMEShttp://www.intercolegial.com.br/noticias/esportes/271/de-pai-para-filha

HANDEBOL INTERNACIONAL ANGLO-AMERICANO/FOLKEHOGSKOLE

http://www.intercolegial.com.br/noticias/esportes/270/handebol-internacional

HANDEBOL INTERNACIONAL

Handebol Internacional
Sede das semifinais do handebol no Intercolegial 2013, nas disputas das categorias sub-12 e sub-14, o Colégio Anglo-Americano, da Barra da Tijuca, deu tempero especial à rodada com o quinto ano de intercâmbio com a Folkehogskole, escola da Noruega. Na quadra, a Escola Municipal Pedro Aleixo, da Cidade de Deus, obteve melhor desempenho, se classificando para três decisões. 

Desde 2009, a Folkehogskole visita o Brasil e faz intercâmbio cultural com os atletas e alunos do Anglo-Americano. Trabalho este que se iniciou por acaso e que atualmente faz parte do planejamento do colégio brasileiro, como relata o professor Claudio Patriota. 

– Tudo começou a partir de um e-mail de alguém da Federação de Handebol do Rio, dizendo que tinha um professor da Noruega querendo ter informações sobre o handebol do Brasil. Indicaram meu blog e o professor norueguês começou a me enviar e-mails para ter suporte. Hoje em dia essa visita faz parte do calendário esportivo não só do colégio, como também do Intercolegial. Apenas em 2011, o intercâmbio aconteceu num período diferente, em virtude do Campeonato Mundial (realizado em dezembro, em São Paulo) – explica Claudio. 

O professor Jorn Kristian disse que escolheu o Brasil muito em virtude dos acontecimentos esportivos que o país teria a partir de 2009 e que o contato com o Claudio foi indicação da própria Federação de Handebol do Rio de Janeiro 

– Começamos visitando Barcelona, na Espanha, porque alguns estudantes foram para lá e gostaram. Escolhemos o Brasil porque foi a sede do Campeonato Mundial, em 2011, e também receberá os Jogos Olímpicos, em 2016. Além, claro, dos pontos turísticos como Copacabana, Corcovado e Pão de Açúcar, entre outros. A razão pelo Anglo-Americano foi porque queria alguém no Brasil que conhecesse o esporte. Contatei a Federação do Rio e eles me indicaram o Claudio – disse. 

Nas semifinais do handebol 2013, o grande destaque foi a Escola Municipal Pedro Aleixo, garantida em três finais. O colégio da Cidade de Deus disputará o título nas categorias sub-14 masculino e feminino e na sub-12 masculino. A equipe venceu duas vezes o GEO Juan Antônio Samaranch, de Santa Teresa, por 18 a 11 e 15 a 13; e o GEO Doutor Sócrates, de Pedra de Guaratiba, por 7 a 3, respectivamente. 

– A gente vem trabalhando o ano todo com foco de chegar nessas finais. Nosso objetivo era disputar as quatro decisões e claro que ficaríamos muito felizes se chegássemos. Mas, no geral, ficamos satisfeitos – garante o técnico Anderson Luique 

Outra força na briga pelos títulos do handebol no Intercolegial 2013 é o Colégio Estadual Antônio da Silva (CEAS), de Nova Iguaçu. A instituição da rede pública superou por 15 a 4 o Anglo-Americano, além de derrotar por 22 a 8 o Apollo 12, de Santa Cruz e por 23 a 15 o CIEP Jean Baptiste Debert, de São João de Meriti; pelas categorias sub-12 feminino e sub-14 masculino e feminino, respectivamente. 

– Cheguei ao CEAS há três meses e a gente tinha de superar as limitações, em primeiro lugar. Melhoramos no passe, na recepção e na defesa, acompanhando as outras equipes do colégio. Nossos dois compromissos eram a bola não cair e reverter os erros das colegas – afirma o treinador Vicente Araújo. 

O Ciep Jean Baptiste Debret também disputará uma final. A escola venceu por 15 a 6 a Pedro Aleixo pela sub-12 feminino. Fechando a rodada das semifinais, o Juan Samaranch assegurou vaga na decisão da sub-12 masculino ao vencer por 15 a 5 o Anglo-Americano. 

FOTO: ARI GOMES

domingo, 10 de novembro de 2013

INTERCÂMBIO BRASIL/NORUEGA POR MARCELO PERILLIER

Por Marcelo Perillier, jornalista, ex-atleta e ex-aluno do Anglo-Americano, que cobriu toda participação do grupo da Noruega.

       Mais um final de semana intenso de handebol para os professores e amantes da modalidade esportiva que mais cresce no âmbito escolar e que busca plantar sementes no meio universitário. Aproveitando a visita do colégio Folkehogskole, da Noruega, o professor Claudio Patriota, do Anglo, junto com os professores Fábio Oliveira, do São Lucas, e Beto Carvalho, do Mercúrio, organizaram na tarde de sexta-feira jogos amistosos contra a equipe europeia. Nenhum jogo teve placar, pois o foco foi a troca de informações. Principalmente se tratando de um país como a Noruega, atual campeão olímpico feminino e de grande tradição no esporte. Tanto as meninas de ambos os colégios quanto os rapazes tiveram o prazer de jogar e se divertir no ginásio do Anglo-Americano, que no dia seguinte receberia a rodada semifinal do Intercolegial. O ginásio do Anglo-Americano estava cheio na manhã de sábado. E não era para menos, já que a rodada do Intercolegial estava programada para começar às 9h, com o primeiro jogo, entre o time da casa e o colégio Antônio da Silva, de Nova Iguaçu. Com partidas emocionantes, a competição estudantil só foi acabar em torno de 16h30min, em virtude de atrasos nos inícios dos confrontos. Após os jogos, mais amistosos com o time da Noruega foram realizados. Só que, desta vez, com equipes universitárias. O primeiro jogo foi contra o time feminino de direito da UFRJ, comandado pelo treinador Marcelo Grosso, professor do Metropolitano. Depois, o Folkehogskole enfrentou os garotos da Cefet, capitaneados pelo ex-aluno do Anglo-Americano, Filipe Matias. Por último um jogo entre ex-alunos do Anglo, com reforço do ex-treinador Julio Malafaia. Mais uma vez o placar não foi o principal dos amistosos e sim a troca de experiências entre os universitários. No final, os estudantes trocaram de camisas com as meninas da Noruega. Em 2014, já está programada uma outra visita do Folkehogskole ao Brasil. Provavelmente o período será o mesmo, mas o que importa é que esse intercâmbio Brasil/Noruega já virou tradição e faz parte do calendário esportivo e colegial do Rio de Janeiro. 




quarta-feira, 6 de novembro de 2013

INTERCÂMBIO DE HANDEBOL BRASIL/NORUEGA

Ontem, dia 05/11/2013 no Colégio Anglo-Americano unidade de Nova Ipanema, recebemos a equipe de handebol da Skogn Folkehøgskole (Noruega), para participar de um intercâmbio cultural e esportivo. Parabéns para todos pela participação no evento.



INTERCOLEGIAL DE HANDEBOL - RODADA DOS DIAS 9 E 10/11

Handebol
Data: 9 de novembro de 2013 – Sábado
Local: Anglo Americano – Avenida das Américas, nº 2603 – Barra da Tijuca.
Horário Equipe A                            Equipe B              Cat.
9:00       Anglo Americano X C.E. Antônio da Silva 12F
9:50       C.E. Antônio da Silva X Apollo 12 14M
10:40     G.E.O.E.M. Juan Antônio Samaranch X Anglo Americano 12M
11:30     CIEP Jean Baptiste Debret X C.E. Antônio da Silva 14F
12:20     E.M. Pedro Aleixo X G.E.O.E.M. Juan Antônio Samaranch 14F
13:10     E.M. Pedro Aleixo X CIEP Jean Baptiste Debret 14M
14:00     CIEP Jean Baptiste Debret X E.M. Pedro Aleixo 12F
14:50     E.M. Pedro Aleixo X G.E.O.E.M. Dr. Sócrates 12M
Handebol
Data: 10 de novembro de 2013 – Domingo
Local: Colégio Brigadeiro Newton Braga – Praça do Avião, s/n – Galeão – Ilha do Governador
Horário Equipe A                            Equipe B              Cat.
9:00       SESC de Ensino Médio X Martin Luther King 18F
9:50       C.E. Antônio da Silva X Realengo 18M
10:40     C.E. Antônio da Silva X  Nilópolis 16F
11:30     Realengo X São Lucas 16M
12:20     Marista São José X Centro Educ. Albert Einstein      18F
13:10     São Lucas X CENSA  18M
14:00     Loide Martha X Triângulo 16F
14:50     Triângulo X CIEP Jean Baptiste Debret 16M